quinta-feira, 15 de abril de 2010

Atividade 2.5 Portifólio

CURSO 100 HORAS
ALUNA: Maira de Q. Bosa
TURMA: 01
TUTORA: Marilu R. R.

OBJETIVO GERAL

 Despertar no aluno o interesse por uma alimentação saudável, bem como orientá-lo quanto aos distúrbios alimentares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Classificar os alimentos quanto suas propriedades gerais e específicas;
 Associar o conteúdo ministrado em sala de aula com a realidade do aluno, quanto à alimentação;
 Despertar no aluno o interesse por uma alimentação saudável;
 Listar e analisar os principais distúrbios alimentares e suas conseqüências para o organismo.
 Debater a questão da obesidade e suas correlações;

JUSTIFICATIVA

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. A cada dia são descobertos novos nutrientes aptos a atuar diretamente no organismo. O desenvolvimento de alergias alimentares, manifestação de doenças articulares, existência de quadros recorrentes de doenças respiratórias e manifestações auto-imunes podem ser um alerta de que sua alimentação não está apropriada. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
A alimentação saudável promove saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.

METODOLOGIA

A organização e execução, do projeto acontecerão por etapas, nas quais, os estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Clarice Rondon dos Santos, participaram ativamente. Esta sala é constituída aproximadamente 40 estudantes, os quais moram nas proximidades do colégio ou em comunidades vizinhas. Pelo fato de ser uma sala numerosa, o projeto foi subdividido em etapas e a turma foi dividida em grupos onde cada grupo ficará responsável por pesquisar e montar a apresentação de cada tópico (conforme etapa 1) para que todos tenham a oportunidade de participar diretamente no projeto. Seguem abaixo as etapas e divisão dos grupos:

1ª ETAPA: ministrar o conteúdo em sala de aula promovendo debates sobre:

 Compostos orgânicos e inorgânicos
 Distúrbios alimentares
 Dieta saudável

OBS: ESSE RESUMO FAZ PARTE DE UM PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO POR ALUNOS DA ESCOLA PROFª CLARICE RONDON DOS SANTOS - ESTÁ EM FAZE DE COLETA DE DADOS. AS DEMAIS ETAPAS FICAM RESTRITAS AO PROJETO ORIGINAL.

AVALIAÇÃO

Os estudantes apresentarão o trabalho para seus colegas como requisito de avaliação bimestral e, posteriormente, apresentarão os resultados do projeto para a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário